Está aberta a votação para os Prémios de Ciberjornalismo. A votação será encerrada no dia quatro de Dezembro.

Informação actualizada a 27-11-08: Uma opção activada no inquérito estava a bloquear os endereços IP de votarem nas diversas categorias. Esta opção já foi desactivada, pelo que a votação poderá correr normalmente a partir de agora. Pedimos desculpas por qualquer problema causado.

  • Antes de votar, visualize os sites e os trabalhos finalistas:

Excelência Geral em Ciberjornalismo

1. Público.pt

2. Portugal Diário

3. Jornal de Notícias

“Breaking News”

1. Assalto aos BES – Público.pt

2. Desastre em Madrid – Jornal de Notícias

3. Assalto ao Balcão do BES – Portugal Diário

4. Presidenciais EUA: 1, 2, 3 partida – Portugal Diário

Reportagem Multimédia

1. A morte lenta do gelo eterno – Jornal de Notícias

2. Novas oportunidades – Sapo

3. Amor Cão – Jornal de Notícias

4. Em busca de medalhas no Oriente – Rádio Renascença

5. Regicídio: o crime quase perfeito – Portugal Diário

Vídeojornalismo

1. Profissões cada vez mais raras – Rádio Renascença

2. Caminho onde o morto matou o vivo – Portugal Diário

3. Amor Cão – Jornal de Notícias

4. Chiado ardeu há vinte anos – Público.pt

Infografia Digital

1. Assalto ao BES – Sol

2. Conheça São Bento – Parlamento Global / Rádio Renascença

3. Tudo sobre F1 – Jornal de Notícias

4. Passeio no Eléctrico – Jornal de Notícias

Ciberjornalismo Académico

1. Prostituição no Porto – JPN

2. Pescadores de Vila do Conde – JPN

3. Porto encheu Rua Cândido dos Reis – JPN

4. Restauro dos órgão dos Carmelitas – JPN

5. Porto feliz, um ano depois – JPN

21 thoughts on “Votação para os Prémios de Ciberjornalismo

  1. É só este o ciberjornalismo que temos em Portugal? Votarei, mas gostava de deixar este ponto em equação. Nem vou mais longe, escrevo apenas Expresso.

  2. Mais atenção nos comentários. O trabalho para o qual o PÚBLICO está nomeado nas breaking news, a vídeo reportagem sobre o assalto ao BES, NADA TEM A VER COM A LUSA. Foram aliás as imagens captadas pela operadora de câmara do PÚBLICO que acabariam por ser usadas por muitas televisões, tal era o excelente ângulo captado. Conseguiram as imagens certas de um acontecimento. Sorte (e conhecimento) de uns…azar de outros!

  3. Para além do insipiente ciberjornalismo, temos também o habitual ressabiamento português. Imagino que estes cometários serão todos escritos por pessoas que trabalham nos sites (“Nem vou mais longe, escrevo apenas Expresso”). Mas o que é o Expresso? Alguém dá por ele? É tudo muito verdinho ainda, mas pensam que já são gente 🙂

  4. Muitos dos critérios destes «prémios» são hilariantes. Consigo encontrar apenas dois ou três trabalhos merecedores de um prémio. Não mais.
    Espero que melhorem no próximo ano.
    Obrigado.

  5. Olá a todos!
    Gostaria de salientar que os resultados das votações não estão a ser actualizados com a frequência que desejariamos!´Mesmo com várias pessoas a votar de vários Ip´s e o sistema continua a assumir valores bem abiaxo da realidade. peço que tenham atencao a isso!

  6. Uma opção activada no inquérito estava a bloquear os endereços IP de votarem nas diversas categorias. Esta opção já foi desactivada, pelo que a votação poderá correr normalmente a partir de agora. Pedimos desculpas por qualquer problema causado.

  7. Caro André,
    por uma questão de educação, não lhe vou responder ao seu nível, bastaria ver a ficha técnica do Expresso ou fazer uma pesquisa pelo meu nome no google (não é um nome comum, mas posso dizer-lhe que é “filinto melo” e que a carteira profissional é o n.º 3922) para evitar o ataque absolutamente extemporâneo.

    Em relação ao essencial do meu comentário – que não pretendia ser provocatório – e em relação ao da comentadora Ana seria interessante que a organização se pronunciasse. Digo eu.

  8. Ana: O link original ligava a uma notícia Lusa, apenas salientei isso. Quanto ao resto, estiveram na hora certa no sítio certo, há que lhes dar mérito por isso.

  9. Chamamos a atenção para o facto de o júri (à excepção da categoria 1) apenas se ter pronunciado sobre os trabalhos candidatados, como manda o regulamento (cuja leitura recomendamos). Nem o júri nem o ObCiber são responsáveis pela ausência de candidaturas de trabalhos publicados nalguns sites.

  10. Compreendo o argumento de que o observatorio so avalia trabalhos que se candidatam. mas devo dizer que o acho um criterio completamente descabido, ja que se fala de um observatorio de ciberjornalismo. Penso que seria de grande importancia que o vosso trabalho passasse tambem por saber o que se faz e onde, podendo para isso estabelecer e manter um contactomais proximo com os orgaos de comunicacao. porque de factonao deixa de ser profundamente injusto a nao nomeacao de varios trabalhos de varos orgaos e acima de tudo a nomeacao de outros que sao muito fracos.

  11. Portugal Diário?? é jornalismo ou popularismo de que estamos a falar aqui? Ridículo! O Portugal Diário apresenta reportagens multimédia, no mínimo vergonhosas!

Deixe um comentário