Investigação

Projetos do ObCiber:

Título:

O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro

Inv. Responsável: Fernando Zamith (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)

Outros investig. do ObCiber: Alexandre Botão, Ana Isabel Reis, Inês Amaral, Helder Bastos, Helena Lima, Paulo Frias, Pedro Jerónimo, Raquel Bastos, Susana Ferrador

Outros participantes: GJOL, COM+, investigadores do Brasil e de Portugal

Resultados apresentados no VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 22 e 23 de novembro, 2018.

https://cobciber6.files.wordpress.com/2019/03/atas_6cobciber.pdf.

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Título:
Convergência jornalística nos média em Portugal

Inv. Responsável: Helder Bastos (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)

Outros Inv. do ObCiber: Ana Isabel Reis, Fernando Zamith e Pedro Jerónimo

Resumo:

Neste estudo exploratório é investigado o processo de adaptação dos principais média portugueses aos desafios da convergência. O objectivo principal é fornecer um primeiro quadro dos níveis de convergência jornalística nos principais jornais, rádios e televisões do país. Para o efeito, foram realizadas entrevistas estruturadas a 12 jornalistas com cargos de direcção ou chefia nas suas redacções. Procurou-se desta forma obter informação sobre níveis de polivalência profissional, produção integrada e distribuição multiplataforma.

Resultados apresentados no III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 6 e 7 de Dezembro, 2012.

http://cobciber3.files.wordpress.com/2013/03/livro-de-atas-iii-cobciber-bastos_zamith_reis_jerc3b3nimo.pdf

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Título:
Ciberjornalismo na lusofonia: Contributo para um mapeamento

Inv. Responsável: Fernando Zamith (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)

Inv. do ObCiber participantes: Ana Isabel Reis, Pedro Jerónimo, Catarina Osório

Outros participantes: Investigadores do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Galiza

Resumo:

Pretendemos com este estudo verificar em que medida os cibermeios (sites noticiosos) dos países lusófonos aproveitam as potencialidades jornalísticas da Internet, e se há diferenças significativas de país para país. Quisemos também saber que potencialidades são mais e menos aproveitadas, e comparar os resultados com os obtidos noutros estudos baseados na mesma metodologia. Como esperávamos, os resultados apontam para a inexistência de um único padrão que caracterize o ciberjornalismo lusófono, bem como para uma clivagem clara entre Península Ibérica/Brasil, com níveis mais altos de aproveitamento das potencialidades jornalísticas da Internet, e África, com os valores mais baixos. Estes resultados indiciam uma relação direta ente os níveis de desenvolvimento do ciberjornalismo em cada país e os respetivos níveis de desenvolvimento económico.

Resultados apresentados na Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia, Universidade do Minho, 6 de julho, 2013.

https://www.academia.edu/6966921/Ciberjornalismo_na_lusofonia_Contributo_para_um_mapeamento

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Projetos com a participação de investigadores do ObCiber:

Título:
Os ciberjornalistas portugueses em 2016: uma aproximação a práticas e papéis

Inv. Responsável: Helder Bastos (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)

Resultados apresentados no V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 24 e 25 de novembro, 2016.

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Título:
As potencialidades da Internet nos cibermeios portugueses: 2006 – 2016

Inv. Responsável: Fernando Zamith (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)

Inv. do ObCiber participante: Catarina Osório

Resumo:

Estudo diacrónico do aproveitamento das potencialidades jornalísticas da Internet pelos cibermeios (sites noticiosos) portugueses. O estudo iniciou-se em 2006, com base numa grelha de análise criada para o efeito e que foi aplicada anualmente até 2010. A mesma metodologia será retomada em 2016 para estabelecer a evolução registada nestes 10 anos.

Resultados apresentados no V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 24 e 25 de novembro, 2016.

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Título:
REMINDS (Relevance Mining and Detection System)

Inv. Responsável: Álvaro Reis Figueira (Fac. Ciências Un. Porto)

Inv. do ObCiber participante: Fernando Zamith

Resumo:

O REMINDS tem como principal objetivo criar “um sistema capaz de detetar, no ‘oceano’ de dados fornecidos pelas redes sociais, informações relevantes, filtrando e ignorando o que é pessoal, privado ou irrelevante”.

A velocidade da propagação de publicações e comentários em meios online é tanta que, facilmente, ultrapassa a velocidade a que os tradicionais media divulgam notícias. As redes sociais são, assim, fonte de uma enorme quantidade de informação, no entanto, na sua maioria, esta é privada, isto é, pessoal. O REMINDS faz um filtro e mostra, automaticamente, as informações relevantes ao utilizador.

A metodologia criada para fazer este filtro eficaz “permite a melhor compreensão de como as pessoas tomam decisões sobre relevância além de possibilitar fazer automaticamente previsões de relevância em grande escala”.

Projecto Financiado pela FCT: UTAP-ICDT/EEI-CTP/0022/2014

http://projectreminds.com/index.php/en/

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Título:
Cartografía del periodismo participativo – Estudio internacional de los contenidos generados por los usuarios en los diarios de Argentina, Colombia, España, Estados Unidos, Israel, México, Perú, Portugal y Venezuela

Inv. Responsável: Elvira García de Torres (Oimed/Un. CEU Cardenal Herrera, Valência)

Inv. do ObCiber participantes:
Fernando Zamith e José Azevedo

Resultados da primeira fase do projecto apresentados no 10th. International Symposium on Online Journalism, University of Texas at Austin, Abril 2009.

Click to access Garciaetal09.pdf

Desenvolvimentos publicados na revista Comunicación: García de Torres, Elvira et al.. (2010). “La dinámica del contenido generado por el usuario en medios digitales de Iberoamérica y Estados Unidos”. Comunicación – Estudos venezolanos de comunicación, n.º 150 (2010), p. 54-77, Centro Gumilla, Caracas, Venezuela. ISSN: 0798-1856.

Click to access COM2010150_55-77.pdf

Resultados finais publicados no livro:

García de Torres, E. (coord.) (2012) Cartografía del periodismo participativo – Estudio internacional de los contenidos generados por los usuarios en los diarios de Argentina, Colombia, España, Estados Unidos, Israel, México, Perú, Portugal y Venezuela, Valencia: Tirant Lo Blanch Humanidades.

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Título:
Breadcrumbs

Inv. Responsável: Álvaro Reis Figueira (Fac. Ciências Un. Porto)

Inv. do ObCiber participante:
Fernando Zamith

Resumo:

Neste projecto pretendemos criar um sistema que permita fornecer:
a) aos jornalistas, uma ferramenta para seguir o “rasto” de uma
notícia; para ter acesso ao tipo de uso que os leitores lhes dão, em
termos de citações;
b) às agências de informação, a capacidade de identificar o tipo de
rede social que é criada em função das notícias lidas e citadas pelos
seus leitores;
c) aos leitores, uma ferramenta que lhes permita armazenar fragmentos
de notícias, preservando os direitos de autor e links para os textos
originais; e fornecendo-lhes acesso à rede social que é criada em
função desses fragmentos recolhidos, permitindo-lhes também uma
navegação nessa rede.

Projecto Financiado pela FCT: UTA-Est/MAI/0007/2009

Resultados preliminares apresentados em cerca de duas dezenas de conferências internacionais.
Plataforma/rede social resultante do projecto apresentrada no III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 6 e 7 de Dezembro, 2012.

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Título:

See you on Facebook or Twitter? How 30 local news outlets manage social networking tools

Inv. Responsável: Elvira García de Torres (Oimed/Un. CEU Cardenal Herrera, Valência)

Inv. do ObCiber participante:
Pedro Jerónimo

Resultados da primeira fase do projecto apresentados no 12th. International Symposium on Online Journalism, University of Texas at Austin, Abril 2011. Disponível em http://online.journalism.utexas.edu/2011/papers/Elvira2011.pdf

Desenvolvimentos publicados na revista EPI: García de Torres, Elvira et al (2011) Uso de Twitter y Facebook por los medios iberoamericanos. EPI – Revista internacional de Información, Documentación, Biblioteconomía y Comunicación, Novembro-Dezembro, v. 20, n.º 6.)

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Associações de investigadores e sociedades de estudos de comunicação ou da Internet:

AE-IC  Asociación Española de Investigación de la Comunicación

ALAIC– Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación

AMIC– Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación, A.C

AOIR– Association of Internet Research

ECREA– European Communication Research and Education Association

IAMCR – International Association for Media and Communication Research

ICA– International Communication Assocation

IFCA– International Federation of Communication Associations

IICOM International Institute of Communications

Intercom– Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

SOPCOM– Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação

Aplicações para a gestão bibliográfica:

EndNoteWeb– The Web-based research & writing tool

RefWorks– Online research management, writing and collaboration tool

Bases de dados, editoras e índices de revistas científicas:

Acces my Library

Compludoc– Base de datos de artículos de revistas

Dialnet

e-Journal

EBSCOHost– Electronic Journals Service

Elsevier

INRECS Índice de Impacto. Revistas Españolas de Ciencias Sociales

Informaworld

ISI Web of Knowledge

Latindex– Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

Redalyc– Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Revcom– Revistas electrônicas de Ciências da Comunicação

RESH– Revistas Españolas de Ciencias Sociales y Humanas

Sage Publications

Scielo– Social Science

ScienceDirect

Wiley Interscience

Comunidade de investigadores:

ReseracherID– A global community where researchers connect

Dissertações e Teses:

Cybertesis

Depósito de Dissertações e Teses Digitais

Teseo

Tesis Doctoral en Xarxa

Estudos online sobre a sociedade da informação e os meios de comunicação:

Estudos de Centro de IE Bussiness School para el Análisis de la Sociedad de la Información y las Telecomunicaciones

Estudos de Fundación Orange

Estudos de Telefónica

The State of News Media

Medições e estudos de audiência:

APCT– Associação Porutguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação

AIMC– Asociación para la Investigación de Medios de Comunicación

Marktest

Netscope

OJD. INTROL- Información y control de Publicaciones

Recursos para investigadores:

GrupoJOL – Pesquisa em Jornalismo On-line: Bibliografia

GrupoJOL – Pesquisa em Jornalismo On-line: Artigos, dissertações e teses

PoynterOnline – New Media Bibliography

BOCC – Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação: Jornalismo

Wikipedia – Jornalismo Online

Revistas especializadas em comunicação disponíveis na Internet:

American Communication Journal

American Journalism Review

Brazilian Journalism Research

Bristish Journalism Review

CIC- Cuardenos de Información y comunicación

Ciência da Informação

Columbia Journalism Review

Communication Research Trends

Comunicación y Sociedad

Diálogos de la Comunicación

Doxa. Revista Interdisciplinar de Estudios de Comunicaión y Ciencias Sociales

eJournalist. A Refereed Media Journal

EMP. Estudios sobre el Mensaje Periodístico

Fibreculture Journal

Global Media Journal- Edición Iberoamericana

Human Technology

Journal of Intercultural Communication

Journal of Science Communication

Journalism & Mass Communication Quarterly

MC Journal

Media & Jornalismo

Nieman Reports

Nordicom Review

Pacific Jorunalism Review

Palabra Clave

Prisma. Revista de Ciencias da Informação e de Comunicação do CETAC

Razón y Palabra. Primera Revista Electrónica en América Latina Especializada en  Comunicación

Revista Latina de Comunicación Social

Revista Mexicana de Comunicación

Sala de Prensa

Telos. Cuadernos de Comunicación e Innovación

Textos de la Cibersociedad

Trípodos. Revista Digital de Comunicació

UOC Papers- Revista sobre la Societat del Coneixement

Westninster Papers in Communication and Culture

Zer. Revista de Estudios de Comunicación

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Uma resposta

20 02 2010
José Manuel

Bem haja pelas informações.
José Manuel

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