Projetos do ObCiber:
Título:
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro
Inv. Responsável: Fernando Zamith (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)
Outros investig. do ObCiber: Alexandre Botão, Ana Isabel Reis, Inês Amaral, Helder Bastos, Helena Lima, Paulo Frias, Pedro Jerónimo, Raquel Bastos, Susana Ferrador
Outros participantes: GJOL, COM+, investigadores do Brasil e de Portugal
Resultados apresentados no VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 22 e 23 de novembro, 2018.
https://cobciber6.files.wordpress.com/2019/03/atas_6cobciber.pdf.
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Título:
Convergência jornalística nos média em Portugal
Inv. Responsável: Helder Bastos (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)
Outros Inv. do ObCiber: Ana Isabel Reis, Fernando Zamith e Pedro Jerónimo
Resumo:
Neste estudo exploratório é investigado o processo de adaptação dos principais média portugueses aos desafios da convergência. O objectivo principal é fornecer um primeiro quadro dos níveis de convergência jornalística nos principais jornais, rádios e televisões do país. Para o efeito, foram realizadas entrevistas estruturadas a 12 jornalistas com cargos de direcção ou chefia nas suas redacções. Procurou-se desta forma obter informação sobre níveis de polivalência profissional, produção integrada e distribuição multiplataforma.
Resultados apresentados no III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 6 e 7 de Dezembro, 2012.
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Título:
Ciberjornalismo na lusofonia: Contributo para um mapeamento
Inv. Responsável: Fernando Zamith (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)
Inv. do ObCiber participantes: Ana Isabel Reis, Pedro Jerónimo, Catarina Osório
Outros participantes: Investigadores do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Galiza
Resumo:
Pretendemos com este estudo verificar em que medida os cibermeios (sites noticiosos) dos países lusófonos aproveitam as potencialidades jornalísticas da Internet, e se há diferenças significativas de país para país. Quisemos também saber que potencialidades são mais e menos aproveitadas, e comparar os resultados com os obtidos noutros estudos baseados na mesma metodologia. Como esperávamos, os resultados apontam para a inexistência de um único padrão que caracterize o ciberjornalismo lusófono, bem como para uma clivagem clara entre Península Ibérica/Brasil, com níveis mais altos de aproveitamento das potencialidades jornalísticas da Internet, e África, com os valores mais baixos. Estes resultados indiciam uma relação direta ente os níveis de desenvolvimento do ciberjornalismo em cada país e os respetivos níveis de desenvolvimento económico.
Resultados apresentados na Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia, Universidade do Minho, 6 de julho, 2013.
https://www.academia.edu/6966921/Ciberjornalismo_na_lusofonia_Contributo_para_um_mapeamento
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Projetos com a participação de investigadores do ObCiber:
Título:
Os ciberjornalistas portugueses em 2016: uma aproximação a práticas e papéis
Inv. Responsável: Helder Bastos (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)
Resultados apresentados no V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 24 e 25 de novembro, 2016.
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Título:
As potencialidades da Internet nos cibermeios portugueses: 2006 – 2016
Inv. Responsável: Fernando Zamith (ObCiber/Fac. Letras da Universidade do Porto)
Inv. do ObCiber participante: Catarina Osório
Resumo:
Estudo diacrónico do aproveitamento das potencialidades jornalísticas da Internet pelos cibermeios (sites noticiosos) portugueses. O estudo iniciou-se em 2006, com base numa grelha de análise criada para o efeito e que foi aplicada anualmente até 2010. A mesma metodologia será retomada em 2016 para estabelecer a evolução registada nestes 10 anos.
Resultados apresentados no V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 24 e 25 de novembro, 2016.
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Título:
REMINDS (Relevance Mining and Detection System)
Inv. Responsável: Álvaro Reis Figueira (Fac. Ciências Un. Porto)
Inv. do ObCiber participante: Fernando Zamith
Resumo:
O REMINDS tem como principal objetivo criar “um sistema capaz de detetar, no ‘oceano’ de dados fornecidos pelas redes sociais, informações relevantes, filtrando e ignorando o que é pessoal, privado ou irrelevante”.
A velocidade da propagação de publicações e comentários em meios online é tanta que, facilmente, ultrapassa a velocidade a que os tradicionais media divulgam notícias. As redes sociais são, assim, fonte de uma enorme quantidade de informação, no entanto, na sua maioria, esta é privada, isto é, pessoal. O REMINDS faz um filtro e mostra, automaticamente, as informações relevantes ao utilizador.
A metodologia criada para fazer este filtro eficaz “permite a melhor compreensão de como as pessoas tomam decisões sobre relevância além de possibilitar fazer automaticamente previsões de relevância em grande escala”.
Projecto Financiado pela FCT: UTAP-ICDT/EEI-CTP/0022/2014
http://projectreminds.com/index.php/en/
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Título:
Cartografía del periodismo participativo – Estudio internacional de los contenidos generados por los usuarios en los diarios de Argentina, Colombia, España, Estados Unidos, Israel, México, Perú, Portugal y Venezuela
Inv. Responsável: Elvira García de Torres (Oimed/Un. CEU Cardenal Herrera, Valência)
Inv. do ObCiber participantes:
Fernando Zamith e José Azevedo
Resultados da primeira fase do projecto apresentados no 10th. International Symposium on Online Journalism, University of Texas at Austin, Abril 2009.
Click to access Garciaetal09.pdf
Desenvolvimentos publicados na revista Comunicación: García de Torres, Elvira et al.. (2010). “La dinámica del contenido generado por el usuario en medios digitales de Iberoamérica y Estados Unidos”. Comunicación – Estudos venezolanos de comunicación, n.º 150 (2010), p. 54-77, Centro Gumilla, Caracas, Venezuela. ISSN: 0798-1856.
Click to access COM2010150_55-77.pdf
Resultados finais publicados no livro:
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Título:
Breadcrumbs
Inv. Responsável: Álvaro Reis Figueira (Fac. Ciências Un. Porto)
Inv. do ObCiber participante:
Fernando Zamith
Resumo:
Neste projecto pretendemos criar um sistema que permita fornecer:
a) aos jornalistas, uma ferramenta para seguir o “rasto” de uma
notícia; para ter acesso ao tipo de uso que os leitores lhes dão, em
termos de citações;
b) às agências de informação, a capacidade de identificar o tipo de
rede social que é criada em função das notícias lidas e citadas pelos
seus leitores;
c) aos leitores, uma ferramenta que lhes permita armazenar fragmentos
de notícias, preservando os direitos de autor e links para os textos
originais; e fornecendo-lhes acesso à rede social que é criada em
função desses fragmentos recolhidos, permitindo-lhes também uma
navegação nessa rede.
Projecto Financiado pela FCT: UTA-Est/MAI/0007/2009
Resultados preliminares apresentados em cerca de duas dezenas de conferências internacionais.
Plataforma/rede social resultante do projecto apresentrada no III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, Universidade do Porto, 6 e 7 de Dezembro, 2012.
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Título:
See you on Facebook or Twitter? How 30 local news outlets manage social networking tools
Inv. Responsável: Elvira García de Torres (Oimed/Un. CEU Cardenal Herrera, Valência)
Inv. do ObCiber participante:
Pedro Jerónimo
Resultados da primeira fase do projecto apresentados no 12th. International Symposium on Online Journalism, University of Texas at Austin, Abril 2011. Disponível em http://online.journalism.utexas.edu/2011/papers/Elvira2011.pdf
Desenvolvimentos publicados na revista EPI: García de Torres, Elvira et al (2011) Uso de Twitter y Facebook por los medios iberoamericanos. EPI – Revista internacional de Información, Documentación, Biblioteconomía y Comunicación, Novembro-Dezembro, v. 20, n.º 6.)
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Associações de investigadores e sociedades de estudos de comunicação ou da Internet:
AE-IC– Asociación Española de Investigación de la Comunicación
ALAIC– Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación
AMIC– Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación, A.C
AOIR– Association of Internet Research
ECREA– European Communication Research and Education Association
IAMCR – International Association for Media and Communication Research
ICA– International Communication Assocation
IFCA– International Federation of Communication Associations
IICOM– International Institute of Communications
Intercom– Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
SOPCOM– Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Aplicações para a gestão bibliográfica:
EndNoteWeb– The Web-based research & writing tool
RefWorks– Online research management, writing and collaboration tool
Bases de dados, editoras e índices de revistas científicas:
Compludoc– Base de datos de artículos de revistas
EBSCOHost– Electronic Journals Service
IN–RECS– Índice de Impacto. Revistas Españolas de Ciencias Sociales
Latindex– Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Redalyc– Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
Revcom– Revistas electrônicas de Ciências da Comunicação
RESH– Revistas Españolas de Ciencias Sociales y Humanas
Scielo– Social Science
Comunidade de investigadores:
ReseracherID– A global community where researchers connect
Dissertações e Teses:
Depósito de Dissertações e Teses Digitais
Estudos online sobre a sociedade da informação e os meios de comunicação:
Medições e estudos de audiência:
APCT– Associação Porutguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação
AIMC– Asociación para la Investigación de Medios de Comunicación
OJD. INTROL- Información y control de Publicaciones
Recursos para investigadores:
GrupoJOL – Pesquisa em Jornalismo On-line: Bibliografia
GrupoJOL – Pesquisa em Jornalismo On-line: Artigos, dissertações e teses
PoynterOnline – New Media Bibliography
BOCC – Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação: Jornalismo
Wikipedia – Jornalismo Online
Revistas especializadas em comunicação disponíveis na Internet:
American Communication Journal
CIC- Cuardenos de Información y comunicación
Doxa. Revista Interdisciplinar de Estudios de Comunicaión y Ciencias Sociales
eJournalist. A Refereed Media Journal
EMP. Estudios sobre el Mensaje Periodístico
Global Media Journal- Edición Iberoamericana
Journal of Intercultural Communication
Journal of Science Communication
Journalism & Mass Communication Quarterly
Prisma. Revista de Ciencias da Informação e de Comunicação do CETAC
Razón y Palabra. Primera Revista Electrónica en América Latina Especializada en Comunicación
Revista Latina de Comunicación Social
Revista Mexicana de Comunicación
Telos. Cuadernos de Comunicación e Innovación
Trípodos. Revista Digital de Comunicació
UOC Papers- Revista sobre la Societat del Coneixement
Bem haja pelas informações.
José Manuel