PortugalDiário, Público, Record, Correio da Manhã, Expresso e TSF foram alguns dos media portugueses que renovaram os seus sites nos últimos meses. A introdução do vídeo e de algumas ferramentas de interactividade, de personalização e de recuperação de informação foram as apostas mais comuns, a par de alterações gráficas.
É particularmente salutar verificar que, finalmente, alguns media portugueses (PortugalDiário e TSF) “descobriram” a utilidade das tags!
Mas nem tudo são rosas. O sempre atento Carlos Andrade tem encontrado vários espinhos, quase todos relativos ao desaparecimento de arquivos, links e feeds.
Um alerta não só para os que falharam, mas também para os que estão a preparar (e são vários) renovações de sites para os próximos tempos.
O Obciber escreveu:
“É particularmente salutar verificar que, finalmente, alguns media portugueses (PortugalDiário e TSF) “descobriram” a utilidade das tags!”
A vossa tabela diz:
“Etiquetas (tags ) temáticas associadas a cada artigo”.
Pelo que eu vi, nem o PortugalDiário nem a TSF ligam as tags aos artigos, por exemplo a seguinte noticia no PD:
http://diario.iol.pt/sociedade/mai-ultimas-noticias-violencia-policial-ami-iol-violencia/956694-4071.html
tem as seguintes tags: COMBUSTÍVEIS ESPANHA EUA FUTEBOL GOVERNO LISBOA PORTO
A página de sociedade, tem exactamente os mesmos tags: http://diario.iol.pt/sociedade
e esta, a mesma coisa: http://diario.iol.pt/sociedade/casa-pia-carlos-cruz-bibi-abusos-sexuais-julgamento-bola-de-futebol/956688-4071.html
Logo, não são tags, são secções…
A TSF parece-me igual.
Obrigado Francisco Fernandes pelas pertinentes observações.
Realmente, o PortugalDiário apenas permite visualizar os “temas mais significativos” (não sabemos com que critério) dos últimos 3 dias da secção onde foi colocada a notícia. Não há tags associadas a cada notícia, como fazemos no JPN – http://jpn.icicom.up.pt/2008/05/30/marcha_mundial_contra_a_fome_quer_erradicacao_da_pobreza_extrema_ate_2015.html (ver “Marcadores”).
A TSF vai um pouco mais longe. Algumas notícias, além da secção, têm uma ou outra tag, como neste exemplo – http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=952929 (“vida” é a secção e “praias” a tag). É evidente que podia fazer muito mais e melhor.
Uma correcta utilização das tags surgiu este fim-de-semana, com a estreia do novo site do JN. Vejam este exemplo – http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=952895 (Pinto da Costa, UEFA e FCP). Este sim receberia os 4 pontos na aplicação da minha tabela. Parabéns JN!
Fernando Zamith
Para estudos posteriores, reproduzo aqui o que o PortugalDiário escreve sobre tags:
“O que são tags?
Tags são palavras ou pequenas frases que representam os tópicos mais relevantes que estão a ser tratados nas notícias.
Em cima de cada artigo deste site pode encontrar as tags com link para outras notícias onde este tema tenha sido abordado.
Sobre cada secção editorial deste site pode encontrar os temas mais significativos dessa secção dos últimos 3 dias.
Cada tag tem um link que lhe dá acesso à lista de notícias onde esse tema foi abordado.”
[…] Outros media renovaram os seus sites nos últimos meses… mas nem todos o fizeram da melhor forma. […]