Prémios

Prémios de Ciberjornalismo 2014

 Regulamento

 

1. Objectivos

Os Prémios de Ciberjornalismo visam reconhecer o que de melhor é produzido em Portugal na área do ciberjornalismo.

2. Organização

Os Prémios de Ciberjornalismo, criados em 2008, são administrados e atribuídos anualmente pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber).

3. Elegibilidade

A título individual, podem candidatar trabalhos aos Prémios de Ciberjornalismo jornalistas e estudantes de jornalismo. A título institucional, podem candidatar trabalhos, através dos seus responsáveis editoriais (ex: directores, editores), sites de média noticiosos portugueses com actualização regular na Web: generalistas, temáticos, nacionais, regionais e académicos.

O principal objectivo dos sites deve ser o de informar e não o de publicitar ou propagandear: os trabalhos a candidatar terão de ser de natureza estritamente jornalística. Os estudantes de jornalismo e média académicos apenas podem candidatar trabalhos à categoria de Ciberjornalismo Académico.

Nas candidaturas feitas em nome individual, é exigido o número da Carteira Profissional de Jornalista. Esta exigência não se aplica às candidaturas individuais à categoria de Ciberjornalismo Académico.

Cada concorrente (individual ou institucional) pode a) apresentar mais do que um trabalho e b) apresentar um mesmo trabalho a várias categorias (excepto média académicos). No entanto, cada concorrente só pode candidatar um máximo de três trabalhos por categoria. Em caso de inobservância desta regra, serão automaticamente seleccionados, por ordem de entrada no sistema de candidaturas do ObCiber, apenas os três primeiros trabalhos submetidos a concurso.

4. Selecção das candidaturas

As candidaturas às categorias 2, 3, 4, 5 e 6, a apresentar online pelos concorrentes, são seleccionadas por uma equipa de elementos (docentes da área e/ou ciberjornalistas) nomeados pelo Obciber. Cada categoria terá um máximo de três finalistas. A escolha dos vencedores é feita pela mesma equipa. A categoria 1 não está sujeita a candidatura: a escolha é feita directamente pelo júri.

5. Prazos de candidatura

As candidaturas aos Prémios de Ciberjornalismo, destinados apenas a trabalhos publicados online entre 1 de Setembro de 2013 e 30 de Setembro de 2014, devem ser submetidas ao ObCiber entre os dias 6 e 24 de Outubro de 2014.

6. Votação online

Entre os dias 24 e 28 de Novembro de 2014, os trabalhos finalistas serão submetidos a uma votação online no site do ObCiber. Os resultados desta votação serão divulgados juntamente com o anúncio dos prémios vencedores.

7. Anúncio dos vencedores

Os vencedores da 7ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo serão anunciados durante o IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realizará na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2014.

 

8. Categorias

1. Excelência Geral em Ciberjornalismo

Esta categoria premeia um site que cumpra com sucesso as suas funções editoriais, sirva efectivamente a sua audiência, maximize a exploração das características da Web e represente os mais elevados standards jornalísticos. Os sites serão julgados na excelência do conteúdo, interactividade, multimedialidade, design, usabilidade e ferramentas de comunidade. Distribuição da avaliação: júri (100%).

2. Última Hora

Esta categoria premeia um site que invista em noticiário de última hora com base em produção própria e de carácter multimédia. Os candidatos podem submeter uma peça ou um conjunto de peças que ilustrem a capacidade de resposta a um acontecimento de última hora até 48 horas após a publicação da primeira notícia. Distribuição da avaliação: júri (100%).

3. Reportagem Multimédia

Esta categoria premeia a excelência na reportagem com recurso a técnicas multimédia, incluindo gráficos interactivos, Flash, fotografia, áudio e vídeo. Além da qualidade jornalística do trabalho, é avaliado o design e a articulação dos diferentes média  numa única apresentação/interface. Distribuição da avaliação: júri (100%).

4. Videojornalismo Online

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência no vídeo criado originalmente para a Web. É avaliada a qualidade narrativa jornalística, a originalidade e o uso criativo do meio. O júri avaliará ainda a interactividade e a integração de ferramentas de comunidade. Slideshows em formato vídeo não são elegíveis. Os candidatos podem submeter uma única peça. Distribuição da avaliação: júri (100%).

5. Infografia Digital

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência da infografia digital. Os candidatos podem submeter uma peça única relacionada com um acontecimento da actualidade. Distribuição da avaliação: júri (100%).

6. Ciberjornalismo Académico

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência do ciberjornalismo produzido por um estudante ou uma equipa de estudantes sobre um único assunto ou tema da actualidade. O trabalho deverá ter sido publicado originalmente num site académico. Cada concorrente pode candidatar um máximo de três trabalhos. Distribuição da avaliação: júri (100%).

 
Calendário

Período de candidaturas: 6 de Outubro a 24 de Outubro de 2014

Avaliação do júri: entre 27 de Outubro e 22 de Novembro.

Votação online: entre 24 e 28 de Novembro de 2014

26 responses

13 06 2008
13 06 2008
Prêmio de Ciberjornalismo « intermezzo

[…] Os vencedores serão anunciados durante o I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, no Porto. O regulamento e a ficha de inscrição já podem ser consultados […]

18 06 2008
Prémios de Ciberjornalismo « Fragmentos Culturais

[…] Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber) anunciou este mês a criação dos primeiros Prémios do Ciberjornalismo, com o objectivo de “reconhecer, anualmente, o que de melhor é produzido em Portugal nesta […]

5 09 2008
23 09 2008
19 10 2008
26 11 2008
14 09 2009
ciberesfera » Blog Archive » Prémios de Ciberjornalismo 2009

[…] Mais informações aqui. […]

6 09 2010
Prémios de Ciberjornalismo 2010 « ObCiber – Cetac.media

[…] Prémios de Ciberjornalismo […]

15 09 2010
16 09 2010
Candidaturas abertas aos Prémios de Ciberjornalismo 2010 | culturascopio.com

[…] O regulamento e mais informações podem ser consultados aqui. […]

23 11 2010
“Quem do dia faz notícia” foi à Lusófona « Quem do dia faz notícia

[…] trabalhos práticos a pensar em concorrer aos prémios existentes na área (falou-se no PNJU e no ObCiber, categoria de ciberjornalismo académico); apostar em áreas do jornalismo ou secções onde possa existir maior possibilidade de lá ficar […]

30 09 2011
3 10 2012
4 10 2012
17 10 2012
23 10 2012
Ciberjornalismo vai a debate na U.Porto « Notícias UP

[…] a atualidade do mundo do jornalismo , o congresso vai coincidir com o anúncio dos vencedores da 5ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo promovidos pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber). O prazo de candidaturas decorre […]

25 10 2012
20 06 2013
regardez ici

If you’re setting up a new company you may already be considering engaging the services of a chartered accountant to help you keep books and sort your accounts. Like anything else, the best protection for accounting fraud and theft is prevention. Of course every Small Business is different and everyone has different needs.

17 07 2013
http://onlinebackup.failsafebackups.com

Organizational Strategy A lacking component of
the facilities wiring system, generate Online Backup Reviews power as needed, which benefits customers as they require more secure storage to backup servers or safeguard the entire office.

7 10 2013
15 10 2013
Info-Links da Semana [11] | Visual Loop Brasil

[…] Estão abertas as candidaturas à 6ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, atribuídos anualmente pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), em Portugal. Este ano, o anúncio dos vencedores será feito no decorrer das II Jornadas ObCiber, que se realizarão na Universidade do Porto, no dia 5 de Dezembro. O período de candidaturas, destinados apenas a trabalhos publicados online entre 1 de Setembro de 2012 e 30 de Setembro de 2013 em Portugal, termina no próximo dia 25 de Outubro. O regulamento está aqui. […]

22 10 2013
6 10 2014
7 10 2014
Abertas candidaturas aos Prémios de Ciberjornalismo 2014 | Qualidade e Credibilidade no Ciberjornalismo

[…] As candidaturas são feitas em formulário próprio e destinam-se a trabalhos publicados online entre 1 de Setembro de 2013 e 30 de Setembro de 2014. O regulamento, cuja leitura recomendamos, pode ser consultado aqui. […]

20 10 2014

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.069 outros seguidores

%d bloggers like this: